Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



TERTÚLIA “BARCO DA CASA”

Domingo, 24.03.19

IMG_20190323_185600.jpg

IMG_20190323_185020.jpg

19 03 23 - Rot-Armª - Barcos da Casa 1.JPG

 

19 03 23 - Rot-Armª - Barcos da Casa 3.JPG

 

19 03 23 - Rot-Armª - Barcos da Casa 4.JPG

 

19 03 23 - Rot-Armª - Barcos da Casa 48.JPG

Numa organização conjunta da Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche e do Rotary Clube de Peniche, teve lugar no passado dia 23 de março, uma tertúlia denominada “Barco da Casa”. Tratou-se de trazer a público pela primeira vez um acervo de ditos penicheiros, recolhidos e selecionados pelo Professor António Cação, docente da Escola Secundária de Peniche.

 

O extenso conjunto de curiosas expressões populares tem maioritariamente uma origem ligada à atividade da pesca, sendo que muitas delas revelam a influência dos fluxos migratórios de outras comunidades piscatórias que aqui se instalaram. A parte rural do concelho também consta desta recolha, onde também se incluem alguns não menos curiosos e imaginativos ditos mais relacionados com a atividade agrícola.

 

Muitas expressões fazem ainda referência a antigas personagens populares de Peniche que, por variadas razões, ficaram assim perpetuadas na tradição local.

 

A maior parte deste ditos retratam a espontaneidade popular que pelo humor, ensinamento ou conceito moral que encerram, acabaram por se instalar no falar das gentes, muitos deles com origem no repentismo imaginativo ou na sátira contida em determinados remoques que se foram sedimentando na linguagem local.

 

A forma generalizada como os presentes se identificaram com os conteúdos destas expressões, muitas delas conhecidas de todos, é mais uma prova do imenso interesse etnográfico deste tipo de recolha e de divulgação, sendo mais um importante contributo para a preservação do património imaterial do nosso concelho e das nossas gentes.

 

O evento contou com o apoio do Município de Peniche e decorreu na sede do Rotary Clube de Peniche, nos Remédios, onde foi servido um pequeno lanche e distribuído um interessante folheto de sala, com ilustrações de Mónica Ramos, e onde consta uma pequena mostra dos ditos divulgados. Num ambiente de grande confraternização, as entidades organizadoras acolheram os mais de 50 participantes como se todos fossem Barcos da Casa”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rotary Clube Peniche às 21:31


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Links

Clube Contacto



Comentários recentes