Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ROTARY CLUBE DE PENICHE ASSINALA DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIO

Quinta-feira, 18.10.18

polio24_1.jpg

Na próxima quarta-feira, 24 de outubro assinala-se mais um Dia Mundial de Combate à Poliomielite e o Rotary Clube de Peniche não deixará passar em branco esta data já que a erradicação da Polio é um dos grandes projetos de Rotary Internacional.

Assim, a partir das 21h00, terá lugar no Clube Recreativo Penichense uma sessão dedicada a esta temática, aberta a toda a comunidade, que contará com a projeção de um pequeno filme e com alguns testemunhos sobre a doença. 

A poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos. Causada por contaminação com o poliovírus, que pode ocorrer pelo contato oral-fecal, a doença não tem cura mas pode ser evitada através da vacinação.

Foi assim que, desde a introdução da vacina inactivada em 1955 e da vacina viva oral em 1961, a doença foi praticamente eliminada do hemisfério ocidental. Em Portugal, por exemplo, o último caso de poliomielite ocorreu em dezembro de 1986.

END POLIO NOW –ou seja, a erradicação da Polio-  é o grande projeto mundial do Rotary Internacional. Foi em 1979 que vários Rotary Clubs fizeram um primeiro projeto para comprar vacinas e ajudar na sua distribuição a mais de seis milhões de crianças nas Filipinas. Em 1985, o Rotary International lança o Pólio Plus, o primeiro e maior programa do setor privado coordenado internacionalmente para apoiar uma iniciativa de saúde pública. Em 1988, com 350.000 casos anuais da doença ocorrendo em 125 países, o Rotary International e a Organização Mundial da Saúde lançam a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.

Trinta anos depois, a Polio está praticamente erradicada: neste momento são 2 os países endémicos –Afeganistão e Paquistão- mas com a constante mobilidade existente no mundo teme-se que a doença não fique tão circunscrita assim. De qualquer forma, tem sido muito relevante a evolução.  Para saberem mais sobre a Polio, e como ajudar à sua erradicação, cliquem em:

https://www.facebook.com/EndPolioNow/

https://www.endpolio.org/pt

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rotary Clube Peniche às 16:05




Links

Clube Contacto



Comentários recentes