ROTARY EM PENICHE
Os eventos do clube
Rogério Cação distinguido como Profissional do Ano 2014
O Rotary Clube de Peniche realizou ontem, dia 27 de novembro, o reconhecimento ao Profissional do Ano 2014.
O jantar festivo contou com cerca de meia-centena de pessoas que não quiseram deixar de agraciar com a sua presença o
distinguido este ano,
Rogério Cação.
Entre os presentes contavam-se membros do Rotary Clube local e dos Rotary Clubes de Caldas da Rainha e Torres Vedras, bem como familiares, amigos e colegas do homenageado.
Após a refeição, teve lugar uma apresentação ilustrada do currículo de Rogério Cação, a que se seguiu a entrega do certificado e do troféu representativos desta distinção rotária, respetivamente pela nossa Governadora Assistente Compª Gracinda Faria e pela Presidente em exercício, Compª Ângela Malheiros.
Rogério Cação nasceu em Peniche em 1956. Em 1971 concluiu o Curso de Formação de Eletromecânicos na Escola Industrial e Comercial de Peniche e foi recrutado como soldador elétrico pela Lisnave.Em 1973 regressa a Peniche para integrar os quadros da SEOL e, em simultâneo, prepara-se sozinho para fazer os exames que lhe dariam equivalência ao 7º ano dos liceus. Em 1975, surge a oportunidade de dar algumas disciplinas técnicas no Liceu de Coruche e foi assim que foi parar ao ensino. No ano seguinte foi colocado como estagiário na Escola Preparatória D. Afonso III em Faro e em 1977 rumou à Escola Preparatória de Câmara de Lobos, na Madeira, onde chegou a ser Presidente do Conselho Diretivo e responsável pela instalação da nova escola em Estreito de Câmara de Lobos.
A década de 70 foi aninda marcada por intensa prática desportiva, como treinador e/ou jogador em modalidades tão diversas como o voleibol, o basquetebol e o hóquei em patins. Os anos 80 ficaram marcados pela sua entrada no ISCSP Universidade Técnica de Lisboa (onde terminou a licenciatura em Antropologia), pela paternidade e pela efetivação na Escola Preparatória D. Luís de Ataíde, em Peniche, onde também exerceu funções diretivas. No final desta década foi destacado para a CERCIPENICHE, onde permanece até hoje. Desde então tem tido múltiplas atividades de formação e funções muito diversas, quase sempre ligadas às questões da cidadania, ética e deficiência intelectual. Foi Vereador da Câmara Municipal de Peniche, em finais da década de 80, e Presidente da Assembleia Municipal de Peniche entre 2005 e 2014. Em 2006 foi avô e em 2010 foi agraciado pela Comenda da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República Cavaco Silva.
Foi também já no século XXI que concluiu o mestrado em Antropologia. Reconhecido homem de artes e afetos, são também conhecidas as suas intervenções culturais nas áreas da música, rádio, literatura, teatro (é professor desta disciplina na Universidade Sénior de Peniche) e poesia.
E, por falar em poesia, esta não podia deixar de estar presente na noite de ontem, quer nas palavras da Presidente do RCP (com a leitura de "Poemarma", de Manuel Alegre) quer nas do próprio Rogério que, depois de citar outros poetas, nomeadamente Vinicius de Moraes e Sebastião da Gama, terminou o seu discurso dizendo -como tão bem sabe- "Cântico Negro", de José Régio.
Para finalizar a noite houve ainda tempo para umas palavras amigas por parte de António Morais, Andreia Capataz e António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, que saudou o homenageado, não só em nome do Município, mas também a título pessoal, recordando a amizade que os une e as várias missões profissionais que partilharam.
Dentro das quatro paredes do restaurante que nos acolheu, a homenagem foi calorosa...contrastando com a noite fria e agreste que se fazia sentir lá fora.