Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Rogério Cação distinguido como Profissional do Ano 2014

Sexta-feira, 28.11.14

O Rotary Clube de Peniche realizou ontem, dia 27 de novembro, o reconhecimento ao Profissional do Ano 2014.

DSC00026.JPGO jantar festivo contou com cerca de meia-centena de pessoas que não quiseram deixar de agraciar com a sua presença oDSC00004.JPG distinguido este ano,

Rogério Cação.

 

Entre os presentes contavam-se membros do Rotary Clube local e dos Rotary Clubes de Caldas da Rainha e Torres Vedras, bem como familiares, amigos e colegas do homenageado.

 

Após a refeição, teve lugar uma apresentação ilustrada do currículo de Rogério Cação, a que se seguiu a entrega do certificado e do troféu representativos desta distinção rotária, respetivamente pela nossa Governadora Assistente Compª Gracinda Faria e pela Presidente em exercício, Compª Ângela Malheiros.

DSC00022.JPG

 

Rogério Cação nasceu em Peniche em 1956. Em 1971 concluiu o Curso de Formação de Eletromecânicos na Escola Industrial e Comercial de Peniche e foi recrutado como soldador elétrico pela Lisnave.Em 1973 regressa a Peniche para integrar os quadros da SEOL e, em simultâneo, prepara-se sozinho para fazer os exames que lhe dariam equivalência ao 7º ano dos liceus. Em 1975, surge a oportunidade de dar algumas disciplinas técnicas no Liceu de Coruche e foi assim que foi parar ao ensino. No ano seguinte foi colocado como estagiário na Escola Preparatória D. Afonso III em Faro e em 1977 rumou à Escola Preparatória de Câmara de Lobos, na Madeira, onde chegou a ser Presidente do Conselho Diretivo e responsável pela instalação da nova escola em Estreito de Câmara de Lobos.

A década de 70 foi aninda marcada por intensa prática desportiva, como treinador e/ou jogador em DSC00050.jpgmodalidades tão diversas como o voleibol, o basquetebol e o hóquei em patins. Os anos 80 ficaram marcados pela sua entrada no ISCSP Universidade Técnica de Lisboa (onde terminou a licenciatura em Antropologia), pela paternidade e pela efetivação na Escola Preparatória D. Luís de Ataíde, em Peniche, onde também exerceu funções diretivas. No final desta década foi destacado para a  CERCIPENICHE, onde permanece até hoje. Desde então tem tido múltiplas atividades de formação e funções muito diversas, quase sempre ligadas às questões da cidadania, ética e deficiência intelectual. Foi Vereador da Câmara Municipal de Peniche, em finais da década de 80, e Presidente da Assembleia Municipal de Peniche entre 2005 e 2014. Em 2006 foi avô e em 2010 foi agraciado pela Comenda da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República Cavaco Silva.

DSC00028.JPGFoi também já no século XXI que concluiu o mestrado em Antropologia. Reconhecido homem de artes e afetos, são também conhecidas as suas intervenções culturais nas áreas da música, rádio, literatura, teatro (é professor desta disciplina na Universidade Sénior de Peniche) e poesia.

 

E, por falar em poesia, esta não podia deixar de estar presente na noite de ontem, quer nas palavras da Presidente do RCP (com a leitura de "Poemarma", de Manuel Alegre) quer nas do próprio Rogério que, depois de citar outros poetas, nomeadamente Vinicius de Moraes e Sebastião da Gama, terminou o seu discurso dizendo -como tão bem sabe- "Cântico Negro", de José RégDSC00037.jpgio.

 

Para finalizar a noite houve ainda tempo para umas palavras amigas por parte de António   MoraDSC00039.JPGis, Andreia Capataz e António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, que saudou o homenageado, não só em nome do Município, mas também a título pessoal, recordando a amizade que os une e as várias missões profissionais que partilharam.  

 

Dentro das quatro paredes do restaurante que nos acolheu, a homenagem foi calorosa...contrastando com a  noite fria e agreste que se fazia sentir lá fora.

DSC00040.JPGDSC00040.JPGDSC00040.JPG

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rotary Clube Peniche às 14:23


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Pesquisar

 

calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30



Links

Clube Contacto



Comentários recentes