Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Prémio de Mérito Dr. Renato Fortes distingue Ricardo Gomes

Domingo, 24.03.19

e.jpg

O Rotary Clube de Peniche (RCP) instituíu em 2013 o Prémio de Mérito Dr. Renato Fortes. O  prémio -intitulado com o nome daquele que foi o primeiro Presidente do RCP-  destina-se a distinguir jovens, entre os 12 e os 30 anos, protagonistas de uma intervenção relevante ou inovadora no concelho de Peniche ou que, de alguma forma, prestigie a região num dos domínios definidos pelo regulamento (desporto, arte e moda, empresarial, ciência, comunidade, ensino ou solidariedade).

Nas edições anteriores foram premiados: em 2013, Tiago Cação (Desporto); em 2014, Francisco Avelelas (Ciência); em 2015, Sónia Balacó (Arte e Moda); em 2016, Ana Mamede (Empresarial); em 2017, Rita Jorge (Desporto); em 2018, Victoria Kaminskaya (Desporto).

 

c.jpg

Este ano o premiado foi Ricardo Gomes, no domínio Comunidade.

Em 2015 e depois de um período crítico do grupo, o Ricardo tomou a dianteira do Rancho Folclórico de Geraldes e foi já sob a sua coordenação, e depois de um exaustivo trabalho de recolha dos usos e costumes das Gentes de Peniche, que o Rancho Folclórico de Geraldes se tornou o primeiro grupo do Concelho a aderir à Federação do Folclore Português e a ser membro da Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura. O reconhecimento deste trabalho tem permitido a este agrupamento folclórico a participação nos melhores festivais de norte a sul do país e também em Espanha.

No âmbito do Folclore, o Ricardo tem sido convidado a participar em colóquios, palestras, seminários,

b.jpg

workshops e conferências sobre o tema. Destaca-se a sua participação como orador no Congresso Nacional da Federação do Folclore Português, onde falou sobre as Rendas de Bilros de Peniche e a Etnografia. Também participou recentemente no “TEDx Peniche” onde falou de "Etnografia e Comunidade".

Faz parte dos corpos sociais da Associação Patrimonium Peniche e da Direção da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura. E em 2015 tinha já sido distinguido pelo Município de Peniche na 1ª Gala da Juventude (na categoria de Música).

 

d.jpg

 

Tudo bons motivos para darmos por bem empregue este 7º troféu...Parabéns Ricardo e um agradecimento especial a todos aos elementos do Rancho Folclórico de Geraldes que estiveram presentes na atribuição do Prémio, proporcionando aos convivas uma pequena amostra do trabalho que apresentam nas suas atuações e, de alguma forma, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo homenageado da noite.

 

Fotografias gentilmente cedidas por Carlos Almeida

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rotary Clube Peniche às 19:13




Links

Clube Contacto



Comentários recentes