Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Livro do Cinquentenário do Rotary Club de Barcelos

Domingo, 25.03.18

O texto que enviei para o livro dos 50 anos do RC Barcelos:

Cinquenta anos de um clube rotário é muito mais que uma mera efeméride simbólica.  É meio século que atravessou gerações, profundas transformações e muitas convulsões no mundo em que vivemos, e, que, apesar disso, soube resistir, coeso e firme, imbuído do mesmo espírito e na prossecução dos mesmos valores com que que Paul Harris fundou o movimento, no início do século XX, mas também sempre em permanente adaptação e renovação.

Bem merecem os nossos Companheiros e Companheiras do Rotary Club de Barcelos, que celebremos todos esta data com uma alegria imensa.

Merecem os Companheiros e Companheiras veteranos/as que saudemos a sua dedicação, generosidade e empenho que têm dado às causas e aos projetos rotarianos que se estendem da sua comunidade até ao mundo inteiro e como os têm conseguido transmitir às novas gerações.

Merecem igualmente os Companheiros e Companheiras mais jovens, por terem sabido abraçar o espírito rotário, quantas vezes sacrificando e abdicando de tantas outras solicitações e que a vida atual, no seu estonteante avanço civilizacional e tecnológico, lhes proporciona. São, sem dúvida, a garantia de continuidade e de vitalidade, pelo menos, para os próximos 50 anos.

Merecem também que recordemos com saudade e gratidão, todos os fundadores deste clube, admitido em Rotary no já longínquo ano de 1968, incluindo os que, infelizmente, já não estão entre nós. Foram eles os grandes responsáveis pelos alicerces, mas também pela força e resiliência que o clube que ergueram tem demonstrado até aos nossos dias. É obra! - 50 anos de vida de uma organização. E como diz o povo: - O "homem passa, mas a obra fica". Acreditamos que fique e perdure por muitas mais gerações.

Meio século de homens e mulheres a dar de si, sem pensar em si, a dar o melhor de si e do seu tempo, pelas causas rotarianas ao serviço da humanidade e a trabalhar em prol da sua comunidade. Sem esperarem nada em troca. Sem qualquer benefício pessoal. Apenas com o retorno da alegria de quem prossegue tão nobres causas e também com a grande compensação pessoal de cultivar a amizade e do companheiro.

O Rotary Clube de Peniche, embora mais novo (acabou de completar 39 anos), muito se orgulha de ser um clube contacto. Uma parceria e amizade que dura já desde 1980. A relação privilegiada e amiga entre os dois clubes, imbuídos do mesmo espírito e dedicados às mesmas grandes causas, haverá, estamos certos, de perdurar para que possamos festejar juntos também o nosso cinquentenário.

Até lá, celebremos juntos, com alegria e amizade, o cinquentenário do Rotary Club de Barcelos.

Façamos a diferença! 

 

                                                  O Presidente em Exercício do Rotary Clube de Peniche,

 

José Marcolino Martins Pires

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rotary Clube Peniche às 18:49




Links

Clube Contacto



Comentários recentes