Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



À conversa com Laborinho Lúcio… “O Chamador – livros, pessoas e territórios”

Sexta-feira, 28.11.14

A fechar o ciclo de palestras levadas a cabo este ano civil, o Rotary Clube de Peniche terá como convidado,04.12.14.jpg  no próximo dia 4 de dezembro, o Dr. Álvaro Laborinho Lúcio, num encontro marcado para as 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.


Embora dispense grandes apresentações, não é demais recordar quem é Laborinho Lúcio.Nascido na Nazaré, no início da década de 40, Álvaro Laborinho Lúcio é Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e magistrado de carreira, sendo juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. Em 1979, foi grande dinamizador da criação do Centro de Estudos Judiciários, de que foi Director entre 1981 e 1990. De janeiro de 1990 a abril de 1996 exerceu, sucessivamente, as funções de Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça e deputado à Assembleia da República. Entre março de 2003 e março de 2006, ocupou o cargo de ministro da República para a Região Autónoma dos Açores. Com intensa actividade cívica, é membro dirigente de várias associações, entre as quais se destacam a APAV e a CRESCER-SER, das quais é sócio fundador. Agraciado pelo rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de São Raimundo de Peñaforte, e pelo presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo (08-06-2005), é membro da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e exerce, atualmente, as funções de presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho. Com artigos publicados e inúmeras palestras proferidas sobre temas como a justiça, o direito, a educação, os direitos humanos e a cidadania em geral, é autor de vários livros.


O mais recente, editado este ano pela Quetzal, intitula-se “O Chamador”. A sua sinopse dá-nos as seguintes pistas: “Um velho encenador evoca as grandes personagens - quase todas trágicas - que o marcaram dentro e fora de cena, sobre as tábuas do teatro ou no vasto palco da vida.
À medida que desfia enredos e fisionomias, e recupera cenários reais ou efabulados, mantém um diálogo (às vezes agreste) com a sua própria memória - interlocutora fundamental para a recuperação desse passado, mas nem sempre fiável.(…) Sempre ligado à Justiça, operando num setor da vida pública em que a garantia dos direitos de uns, passa pela supressão dos direitos de outros, Laborinho Lúcio presta aqui homenagem aos proscritos e esquecidos da sociedade, e restitui-lhes a estatura humana que lhe é devida”.


O mote da conversa agendada para dia 4 de dezembro será precisamente “O Chamador” e, conhecendo a capacidade comunicativa do palestrante e um pouco das suas experiências cívicas, pessoais e profissionais, anuncia-se uma enriquecedora partilha de ideias e memórias sobre livros, pessoas e territórios…no fundo, uma conversa sobre a cidadania e os tempos que vamos vivendo!
Esta iniciativa conta, mais uma vez, com o apoio do Município de Peniche e é de entrada livre. Como tal, considerem-se, desde já, convidados!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Rotary Clube Peniche às 09:36



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Pesquisar

 

calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30



Links

Clube Contacto



Comentários recentes